RADIOLOGIA DIGITAL

RADIOLOGIA DIGITAL

Visando disponibilizar para seus usuários o que há de mais atual em exames por imagem, a Toigo, de forma pioneira, trouxe para Flores da Cunha o moderno equipamento de digitalização de imagens CR Kodak Elite para a realização da Radiologia Digital.

Para fazer a Radiografia Computadorizada são utilizados aparelhos de radiologia convencional (os mesmos utilizados para produzir filmes radiográficos), porém substituem-se os “chassis” com filmes radiológicos em seu interior por “chassis” com placas de fósforo.
Os sistemas de imagem radiográfica convencionais registram e mostram seus dados numa forma analógica. Possuem frequentemente exigências de exposição muito rígidas devido à gama estreita de profundidade de brilho dos filmes e hipóteses muito reduzidas de processamento de imagem. Os sistemas de radiografias digitais oferecem a possibilidade de obtenção de imagens com exigências de exposição muito menos rigorosas do que os sistemas analógicos.

No sistema de aquisição convencional as imprecisões em termos de exposição provocam normalmente o aparecimento de radiografias escuras, claras ou com pouco contraste – problemas que são facilmente corrigidos com técnicas digitais de processamento e exibição de imagem.

As vantagens dos sistemas de radiografia digitais, que são também extensíveis às demais modalidades diagnósticas, podem ser divididas em quatro classes:

– Facilidade de exibição da imagem: na radiografia digital a imagem vai ser mostrada em um monitor de vídeo em vez do processo tradicional de expor o filme contra a luz;
– Redução da dose de raios-X: ajustando-se a dose para que a imagem tenha uma relação sinal ruído conveniente, consegue-se uma diminuição real da radiação absorvida pelo paciente;
– Facilidade de processamento de imagem: o aumento do contraste ou a equalização por histograma são técnicas digitais que podem ser usadas. A técnica de subtração de imagens pode remover grande parte da arquitetura de fundo não desejado, melhorando a visualização das características importantes da radiografia;
– Facilidade de aquisição, armazenamento e recuperação da imagem: armazenamento em bases de dados eletrônicas, facilitando a pesquisa de dados e a transmissão para longas distâncias, usando redes de comunicações de dados.